sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Um pouco de organização não faz mal a ninguém

Retomando o assunto falta de tempo, uma das coisas que eu aprendi com a maturidade é ser um pouco mais organizada. Minha disciplina nesse quesito não chega a ser um primor, mas é suficiente para que eu encontre as coisas quando as procuro (a maioria delas, pelo menos) e não perca compromissos.

Um dos meus truques, que não são nenhum segredo, é colocar documentos importantes em pastas, separadas por tipo: comprovantes de pagamento, exames de saúde a serem feitos, receitas médicas, documentos como carteira de trabalho, PIS... Isso tem ajudado um bocado. Mas de vez em quando justamente aquilo que você quer com urgência não está no devido lugar e é um sufoco achá-lo...

Também já comentei sobre a agenda, que auxilia bastante, porém costumo lembrar de cabeça meus compromissos diários. No entanto, de vez em quando a memória falha... Fazer o quê? E assim vamos levando a vida...

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Temporada de liquidações

Estamos em plena temporada de liquidações no comércio, quando nos dá uma coceira enorme para sair gastando por aí, comprando tudo o que vemos pela frente. Apenas porque nossos supostos desejos de consumo estariam a preços de banana. Realmente é uma tentação! Mas, cá entre nós, quanto bagulho já não compramos em liquidações?

Muitas vezes comprei roupas, sapatos, bolsas e outros artigos com descontos que simplesmente acabei não usando e tendo que me desfazer deles. Pois liquidação é mesmo um perigo: se não pensarmos duas vezes, levamos gato por lebre.

Especialistas recomendam comprar nessas liquidações apenas peças clássicas, que tão cedo não cairão de moda. E também há uma regrinha básica: devemos nos perguntar sempre se realmente precisamos comprar aquele produto, se ele vai ser mesmo útil, ou se só estamos comprando por impulso.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Coisas que não devemos fazer em casa (a não ser que sejamos experts)

Há alguns dias, comentei que tonalizo o cabelo em casa, para disfarçar os cabelos brancos. É uma técnica que aprendi a fazer a duras penas, após alguns resultados catastróficos. Agora pode até não ser um tingimento perfeito, mas quebra o galho.

Mas há duas coisas que não me arrisco a fazer mais por conta própria: serviço de manicure e depilação de sobrancelhas. No primeiro caso, não sei tirar cutícula e cantinhos, demoro muito tempo e o esmalte fica horrível. Desisti mesmo.

No caso das sobrancelhas, inúmeras vezes fiz estragos no desenho, criando falhas ridículas nos pelos. Por esse motivo, peço para uma especialista de salão de beleza "limpar" minhas sobrancelhas e alinhá-las a cada 15 ou 20 dias. Só tiro os excessos fora do formato da sobrancelha para fazer a manutenção. Porque esse pelinhos crescem rápido demais, é uma desgraça!

Nem sempre acertamos na escolha da profissional que vai cuidar de nossas unhas e sobrancelhas, assim como do cabeleireiro. Quantos "bifes" já tiraram de minhas mãos e pés e quantos desenhos malfeitos em minhas sobrancelhas tive de encarar!

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Dicas para viver mais

A revista Viva Saúde traz 45 dicas de especialistas para quem quer viver mais e melhor. Alguns desses conselhos nós até já sabemos, mas com a correria do dia a dia, acabamos não os colocando em prática. Por esse motivo, nunca é demais lembrá-los. Eis alguns truques citados pela revista:

- "Algumas mudanças na rotina podem ajudar a estimular o cérebro: use o relógio de pulso no braço direito, ande pela casa de trás para frente, olhe fotos de cabeça para baixo, veja as horas num espelho, faça um novo caminho para ir ao trabalho, decore uma palavra nova por dia."

- "É essencial usar filtro solar adequado a seu tipo de pele, óculos de sol com proteção adequada, bonés e roupas que barrem os raios solares."

- "A partir dos 40 anos, as mulheres devem fazer o exame de densitometria óssea, para verificar se não apresentam risco de osteoporose. Faça a primeira vez e repita no ano seguinte para comparar as perdas. Se estiver normal, só é necessário repetir após os 65 anos."

- "Cuidar de seus dentes ajuda a prevenir tanto doenças bucais como gastrointestinais e respiratórias. Para isso, basta escová-los bem após as refeições, assim como a língua, e utilizar fio dental."

- "Para prevenir gripes e resfriados, as pessoas tomam remédios por conta própria quando não há necessidade. Basta se alimentar corretamente, ter boas noites de sono e manter a saúde em dia para evitar resfriados fortes."

"Consuma pouco sal e evite problemas renais e pressão alta. A maioria dos alimentos contém sódio em sua composição, então, não tempere a comida com excesso desse mineral e prefira as ervas aromáticas e especiarias."

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Sessão colírio: George Clooney


Para começar bem a semana, e dando prosseguimento à recém-criada Sessão colírio, vou falar sobre um gato de meia idade que acredito ser uma unanimidade entre as mulheres: George Clooney. Pois esse charmosíssimo astro de Hollywood, de 48 anos, atualmente em cartaz no Brasil com o filme "Amor sem escalas" (preciso assistir), está empenhado em arrecadar recursos para as vítimas do desvastador terremoto no Haiti.

Pois é, além de lindo, maravilhoso, rico e famoso, Clooney revela seu lado humanitário e solidário. Com certeza, isso deve ampliar ainda mais seu número de fãs. Parabéns a ele pela atitude!

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Leite é a nova bebida a ser tomada após exercícios

Por falar em leite, mencionado no post de ontem, uma pesquisa da Loughborough University, do Reino Unido, concluiu que o leite magro ajuda na reidratação após exercícios físicos, em comparação com outras bebidas, como água e isotônicos.

Não houve perda de água pela urina nas pessoas participantes do estudo que consumiram leite para se hidratar no período de recuperação, ao contrário dos que ingeriram outros líquidos. Os nutrientes presentes no leite, como sódio e potássio, seriam responsáveis pelo restabelecimento do balanço hídrico.

A notícia é boa para quem não tem problemas de digestão do leite. Será que isso vale para iogurte também? Porque esse subproduto do leite é bem mais leve.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Alergia a alimentos pode surgir a qualquer momento

É curioso, mas com a passagem do tempo podemos desenvolver alergias e intolerâncias a determinados alimentos. Eu mesma não tinha problemas com o leite, mas de uns tempos para cá passei a considerá-lo indigesto. Uso o leite com 90% menos lactose, mas mesmo assim ainda acho pesado. Mas é difícil passar sem leite, que sempre tomei a vida inteira.

Alguns especialistas defendem que o leite deve ser consumido apenas na fase de amamentação, pois nenhum mamífero bebe o produto após deixar essa fase, com exceção dos seres humanos. Outros dizem que o leite é a melhor fonte de cálcio, essencial para a saúde dos ossos, e deve ser bebido por gente de todas as idades.

O mesmo problema de intolerância acontece em relação ao glúten. Ele me deixa estufada. Quando corto pão e massas, emagreço rapidinho e a barriga fica chapada. Mas quem consegue viver sem o trigo? Só quem tem doença celíaca não tem alternativa. Até tentei comer pão sem glúten, mas achei horrível.

A maior parte dos especialistas, pelo que eu li, não acredita que o glúten faça mal a quem não tem a doença celíaca. Mas, se eu pudesse cortar leite e pão da minha dieta, garanto que eu seria bem mais magrinha.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Sessão colírio: Hugh Jackman


O colírio da vez é o ator australiano Hugh Jackman, o Wolverine do cinema. Na semana passada, em sua terceira passagem pelo Brasil, ele esteve no Rio de Janeiro para gravar um comercial. Simpático como sempre, veio acompanhado da mulher, a atriz, produtora e diretora australiana Deborra-Lee Furness, com quem é casado há quase 14 anos, e dos dois filhos, Ava, de 4 anos, e Oscar, de 9.

Deborra, aliás, é 13 anos mais velha que Hugh. Ela tem 54 anos, e ele, 41. Enxuta, ela pode ser considerada uma "cougar". E uma sortuda também.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Fazer compras pode ajudar a perder peso

As mulheres gastam, em média, 385 calorias por semana para fazer compras, de acordo com uma pesquisa encomendada pela loja de departamentos britânica Debenhams. Uma reportagem sobre o assunto foi publicada pelo jornal britânico "Daily Mail" e citada pelo site UOL Ciência na última sexta-feira (15).

De acordo com a pesquisa, as mulheres gastam 2,5 horas e 4,7 km em compras por semana, enquanto os homens levam 50 minutos e percorrem 2,4 km. As mais de 2 mil entrevistadas afirmaram ficar mais cansadas depois de um dia de compras do que após um treino na academia. Dois terços delas, porém, não consideram fazer compras um exercício.

Não deixa de ser uma boa notícia. Bater pernas em lojas queima calorias e levanta a autoestima, mas, dependendo da situação, não faz muito bem para o bolso.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Viva o bundão!

Circulou recentemente uma notícia que deve agradar a 90% das mulheres do planeta: um estudo da Universidade de Oxford concluiu que é saudável ter bumbum, coxas e quadril grandes, porque isso protegeria contra doenças cardíacas e diabetes. A gordura nessas regiões do corpo controlaria ácidos graxos e secretaria os hormônios leptina e adiponectina, agentes anti-inflamatórios.

Na verdade, é muito melhor ter coxas grossas, quadris largos e bundão do que gordura acumulada na barriga. Porque esta última é, sim, extremamente perigosa para a saúde. Sendo assim, viva o bundão!

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Podemos ser como alguns vinhos


Em muitas situações, o tempo joga a nosso favor. É o que acontece, por exemplo, com homens e mulheres que ficam mais bonitos após os 40 anos. Pois a revista "People" publicou uma lista de celebridades femininas que melhoraram o visual com o passar dos anos. Encabeçando a lista, a atriz Jennifer Aniston, de 40 anos (mais jovem na foto à esquerda), seguida pelas também atrizes Sandra Bullock e Courteney Cox, ambas de 45, entre outras.

No caso das celebridades citadas pela "People" dá para constatar, além da boa aparência física, que essas mulheres se tornaram mais elegantes. O guarda-roupa atual é muito melhor que aos 20 ou 30 anos. Além de tudo, elas estão mais experientes e, com certeza, mais sábias. Prova de que podemos ser como alguns vinhos, como bem lembrou o site Glamurama: quanto mais antigo, melhor.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Ginástica em casa

Eu admiro muito quem faz ginástica em casa, embora eu pessoalmente não conheça ninguém que faça isso com assiduidade e resultados. Você conhece? Confesso que eu já tentei malhar em casa, mas desisti.

Se não aconteceu com você, foi com alguém próximo: aquela bicicleta ergométrica ou esteira são até usadas no começo, mas acabam ficando de lado ou virando cabide. Os pesinhos e o colchonete também são logo colocados para escanteio. Revistas e DVDs com celebridades ensinam séries de musculação, mas dificilmente alguém tem pique para fazê-los.

Pois malhar em casa existe uma força de vontade e uma disciplina quase que sobrenaturais. É bem mais barato que academia, mas termina sendo chato, porque normalmente temos de fazer ginástica sozinhos. Além disso, normalmente falta espaço. Realmente, falta estímulo para malhar em casa.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Ah, a falta de tempo...

Realmente, eu não consigo acreditar na quantidade de coisas que nós fazemos durante o dia. E sempre fica faltando hora no final do dia para fazer tudo o que pretendemos. Como, além de trabalhar oito horas por dia (no mínimo), podemos cuidar dos filhos, da família e da casa, estudar, ler, fazer exercícios físicos, controlar a vida financeira, fazer compras, tratar de nossa higiene pessoal e da aparência, descansar... Ufa! Atividades demais, não é?

Quando chega o final de semana ficamos tão cansados que falta pique até para passear. E, no caso de quem tem filhos pequenos, não dá para ficar na cama até mais tarde nesse dias. Consequências da vida moderna. Não que eu não goste dessa vida agitada, embora ela seja estressante. O problema é a falta de tempo mesmo.

Por isso, a organização é fundamental. Muitos especialistas recomendam que a gente planeje o que vai fazer na semana e também no dia seguinte para evitar atropelos. Também devemos eleger uma lista de prioridades. O que não é tão importante pode ficar para outro dia. É o que tenho tentado fazer, nem sempre com sucesso. O uso de uma agenda doméstica tem me ajudado muito nisso.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Ir ao geriatra, já???

À medida que envelhecemos, cresce a necessidade de procurarmos atendimento médico especializado para uma série de problemas que vão surgindo. Quando somos mais jovens, as consultas de rotina ficam restritas praticamente ao ginecologista (no caso das mulheres) e ao clínico geral durante anos. Quando nos aproximamos ou passamos dos 40, a lista aumenta: cardiologista, endocrinologista, dermatologista...

Mesmo que não apresentemos nenhuma doença aparente, é bom fazermos um check-up, a partir dos 40 anos, com um cardiologista, pelo menos. Porque muitos problemas cardiovasculares podem aparecer ou se tornarem mais sérios nesta altura da vida. Ir ao endocrinologista, por causa de possíveis alterações hormonais, também é bom. No caso dos homens, a ida ao urologista já se faz necessária.

Com o passar dos anos, a lista não para de aumentar. Meu pai, de 66 anos, vai a tantos médicos que fica até perdido: cardiologista, endocrinologista, urologista, reumatologista, gastroenterologista e por aí vai.

Tem gente que, aos 40 anos, já está se consultando com um geriatra, para prevenir futuros problemas na velhice. A grande vantagem é que esse profissional acompanha tudo o que acontece em relação à saúde do paciente. Acho que a consulta a um geriatra já aos 40 é uma questão que deve ser avaliada individualmente, mas deve valer a pena.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Cabelos brancos, ai!

Eles vão chegando e, quando você se dá conta, eles já tomaram conta de sua cabeça. Não tem jeito, mais cedo ou mais tarde surgem os temíveis cabelos brancos. Não há como fugir deles. Quando a pessoa tem mais de 60 anos, eles até que caem bem. Mas, aos 40, não dá. Pelo menos no caso das mulheres. Envelhecem ainda mais.

Os homens, neste ponto, são mais sortudos. Os cabelos grisalhos aos 40 anos conferem um certo charme. Tenho notado isso no meu maridão.

Como não gosto dos cabelos brancos (ainda), o jeito é recorrer aos tonalizantes ou tinturas. Mas como dá preguiça passar o produto a cada 30 ou 40 dias! E não dá para ir sempre ao salão de beleza, sai muito caro. Tem de ser em casa mesmo.

Só que, durante anos, por desleixo e desinformação, eu cometi o erro de passar o tonalizante em todo cabelo de uma só vez. Isso cria um contraste da raiz com o comprimento do cabelo, que fica mais escuro. Só recentemente me toquei que, para cabelos já tonalizados, devemos passar o produto apenas na raiz e só espalhar no restante nos minutos finais. Aí sim a cor fica uniforme. Mas a preguiça continua...

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Promessas de ano novo

Iniciar uma dieta, começar a fazer exercícios e finalmente emagrecer talvez seja mesmo a mais tradicional promessa de início de ano. Pois uma matéria do jornal O Globo traz uma reportagem interessante sobre quanto custa cumprir essa promessa.

O texto diz, com propriedade, que emagrecer também é uma das promessas mais quebradas ao longo do ano. Eu mesma já fiz isso diversas vezes. O detalhe, segundo a reportagem, é que esse descumprimento se deve menos à falta de força de vontade e mais pela ausência de planejamento financeiro. Consumir alimentos menos calóricos, frequentar academia, consultar nutricionista e participar de grupos de apoio a dietas pesam no bolso, diz o texto.

Isso tudo é verdade. Cuidar da aparência e da saúde custa caro mesmo. Mas creio que é possível driblar essa realidade, usando mais a força de vontade e menos o cartão de crédito. O leite desnatado, por exemplo, custa o mesmo que o leite integral. O pão integral light também tem custo similar ao do normal. Reduzir as porções das refeições, evitar gorduras e açúcares, comer a cada três horas para acelerar o metabolismo, beber bastante água e fazer caminhadas vigorosas pelas ruas diariamente também são soluções simples e baratas e que dão resultado.

Há tempos quero eliminar 5 kg que ficaram sobrando após a gravidez. Há três anos prometo fazer isso. Quem sabe este ano vai, hein? Beijos.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

É cor de rosa choque

Alguém tem algo contra a cor rosa? Eu não, tanto que é a cor que escolhi para o meu blog. Por quê? Porque rosa, acima de tudo, representa feminilidade. Mas aconteceu algo curioso: pelo menos duas pessoas - homens, por sinal - criticaram a cor do blog, dizendo que ele é muito... "rosa". Cheguei a ouvir até que rosa é cor de "menininha" e não combina com um blog para mulheres "maduras"!

Eu não concordo de jeito nenhum com essas críticas, tanto que mantive o blog rosa. Não que eu não aceite críticas, aceito sim, mas não tenho de concordar com tudo o que falam, não é mesmo?

Pois eu acho que rosa não é somente para uma determinada faixa etária. O rosa é para todas as mulheres, de todas as idades! Como canta a maravilhosa Rita Lee, "não provoque... é cor de rosa choque!" Bjs.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Tudo sobre menopausa

Ainda sobre menopausa, a edição da revista "Claudia" deste mês traz uma reportagem especial sobre o assunto. Intitulado "Menopausa - Tudo o que você precisa saber, mas está (ou estará) encalorada, cansada, confusa e irritada demais para perguntar", o texto diz que é possível passar por esta fase sem depressão e sem sofrimento. O segredo seria esclarecer as dúvidas e manter uma rotina saudável.

A reportagem, que não está disponível na internet, explica a diferença entre menopausa e climatério: a primeira é a última menstruação espontânea, que ocorre, em média, aos 50 anos; o segundo, o período de transformações físicas e emocionais relacionadas ao declínio na produção de hormônios pelos ovários, que ocorre dos 40 aos 65 anos.

Ainda de acordo com a reportagem, a herança genética pesa, mas se a mulher começa a se preparar o quanto antes, as chances de passar pelo climatério sem contratempos são maiores. Entre as dicas - que valem para qualquer idade - estão: manter-se longe do álcool e do cigarro; consumir mais frutas, hortaliças e grãos, comer menos carnes gordas e reduzir o consumo de cafeína; controlar o peso; praticar exercícios; dormir pelo menos oito horas; e administrar o estresse.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Menopausa x insônia

Um estudo do Instituto do Sono de São Paulo concluiu que a qualidade do sono piora nas mulheres que já atingiram a menopausa. Foram avaliadas mulheres entre 50 e 65 anos, que responderam a um questionário e passaram por um exame para diagnosticar distúrbios do sono, chamado de polissonografia.

De acordo com a pesquisa, a prevalência de insônia subjetiva entre as mulheres avaliadas foi de 61%, sendo que na polissonografia foi de 83%. Em mulheres com mais de 30 anos, a falta de sono atinge de 26% a 45%, segundo estudos epidemiológicos anteriores. "Não está claro, porém, na literatura, se essas alterações decorrem do estado hormonal alterado nesse período (pós-menopausa) ou do próprio envelhecimento. Além disso, fatores que ocorrem na pós-menopausa, como ondas de calor e alterações de humor, poderiam ter papel mais relevante nos distúrbios do sono do que o estado hormonal por si", diz o estudo do Instituto do Sono.

Algumas medidas, que valem para pessoas de todas as idades, podem ajudar a enfrentar a insônia, como dormir sempre no mesmo horário, em quarto silencioso e escuro, e evitar ver televisão ou ler na cama. Massagem, fisioterapia, ioga e acupuntura também contribuem para melhorar a qualidade do sono.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Nova etapa

Olá!!! Encerrei 2009 citando o livro "A vida aos 40", de Mary Batchelor (Editora Vozes), que estou adorando e recomendo a todos. Trata-se de uma das poucas obras sobre o assunto que encontrei traduzida para o português. Só lamento não ter achado mais informações sobre a autora. Pois gostaria de citar um trecho do livro no meu primeiro post de 2010:

"Se quisermos viver a segunda metade da nossa vida de forma plena e adequada, precisamos fazer as adaptações corretas e aceitar o fato de que nossa juventude já passou. Mas aceitar não significa simplesmente resignar-se perante algo inevitável. (...) A ênfase principal está na aceitação - e não na perda - de tudo quanto a nova vida tem a oferecer. Uma vez aceita a meia-idade, neste contexto, ela começa a ser um tempo de realizações, de novas oportunidades e de novas alegrias."

É isso aí! Ano-novo, vida nova! Beijos.