quinta-feira, 27 de maio de 2010

Dilema de mãe

Toda mãe que trabalha fora já passou por isso, eu acho. Corta-me o coração sair para trabalhar e deixar meu pequenino em casa, com seus olhinhos “pidões”. Ele não gosta que eu saia de perto dele, claro. Quer ficar perto da mamãe, o que eu adoro (bidu)! Quando não faz aquela carinha emburrada, que não quer dar tchau, agarra-se em mim e diz, chorando: “Eu não quero que você saia, mamãe". Mesmo explicando que eu preciso trabalhar, ele não entende, obviamente, pois só tem 4 aninhos. Fecho a porta com o coração apertado. Dureza a vida de mamãe que trabalha fora...

terça-feira, 25 de maio de 2010

Correria do dia-a-dia deixa alimentos saudáveis em segundo plano

Uma pesquisa feita pelo Ibope, em conjunto com o Departamento do Agronegócio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), revela que 34% dos brasileiros priorizam alimentos práticos e rápidos, como congelados e semiprontos, na hora de ir ao supermercado. Empatados em segundo lugar, com 23%, ficaram o grupo que coloca o prazer acima de tudo ao comprar alimentos e o que adquire os produtos com base nas marcas de sua confiança. O grupo dos que preferem alimentos saudáveis e sustentáveis ecologicamente ficou apenas em quarto lugar, com 21%. Nossa vida está tão corrida que a maioria das pessoas não coloca alimentos saudáveis como prioridade (eu muitas vezes faço isso, confesso). É algo para se pensar e ser revisto. Isso porque boa parte dos alimentos congelados e semiprontos contém muita gordura, muito sal, muito conservante e poucas fibras e vitaminas.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Nova tendência: levar sua própria tintura ao cabeleireiro

Sempre achei muito caro aplicar tintura nos cabelos em salão de beleza. Por outro lado, pintar o cabelo em casa, no meu caso, é um desastre. Além da sujeira (já manchei móveis e toalhas por causa da tinta), o resultado não fica bom. Não consigo aplicar uniformemente o produto e os cabelos brancos não são totalmente cobertos. Além disso, a tintura não dura nada. Ou seja, fica uma porcaria.

Para mim é novidade, mas em alguns salões você pode levar sua própria tintura para o cabeleireiro aplicar. Sai pela metade do preço da aplicação com tintura do salão. Ou seja, serviço de cabeleireiro fica bem mais acessível; o resultado fica infinitamente melhor. Vale o investimento. Fica aqui a dica para quem ainda não tinha essa informação.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Vivendo e aprendendo

Se tem uma coisa que sempre me incomodou em mim mesma – além de várias outras, claro – é o cabelo. Desde pequena sofro com o cabelo fino demais, frizado demais, pouco demais, seco demais, tudo demais. Com a tecnologia, os novos produtos até que dão uma melhorada nesses problemas. Como a escova inteligente, que pelo menos deixa o cabelo macio e brilhante. Mas também não dá para fazer direto, para não estressar a cabeleira.

A gente também vai aprendendo com o tempo a não fazer determinadas bobagens, como não enxaguar o condicionador completamente. Outra coisa que me dei conta recentemente é que não tenho o hábito de espalhar o xampu na palma da mão antes de aplicá-lo no cabelo. Li numa revista a dica de um cabeleireiro de que este procedimento é fundamental para lavar bem o cabelo, sem colocar xampu demais numa parte e de menos em outra. Espalhar o leave-in em spray na palma da mão antes de aplicá-lo uniformemente também ajuda bastante. Me dei conta disso outro dia. O resultado fica bem melhor. Vivendo e aprendendo.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

A autossabotagem de cada dia

Não tem jeito: muitas vezes nos deparamos com situações em que, inconscientemente, estamos sabotando nós mesmas e atrapalhando a nossa vida. Um exemplo claro disso está na relação de muita gente com a comida. Sabemos que determinados alimentos nos fazem mal, trazem prazer momentâneo, mas mesmo assim insistimos em consumi-los, às vezes sem moderação, como no caso de frituras e guloseimas. Mesmo sabendo que o resultado final podem ser quilinhos a mais, pele feia e dor de cabeça, vamos em frente. Eu muitas vezes me pego nessa situação.

Parece que nosso cérebro sofre um "apagão" nessas horas e não nos impede de fazer certas besteiras. Uma reportagem da revista Claudia aborda muito bem esse assunto. Vale a pena ler.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

O exercício certo para mudar o corpo aos 40 anos

A revista Boa Forma deste mês traz uma reportagem sobre o exercício certo para mudar o corpo aos 20, 30 e 40 anos. Segundo o texto, dependendo da faixa etária existe uma malhação que é mais eficiente e traz mais benefícios ao corpo e à mente.

Para nós, que passamos dos 40, o foco deve estar nos exercícios com carga, para aumentar a força física, tonificar a musculatura e combater a flacidez e a redução da massa óssea. Além da aula de localizada, podemos apostar, conforme a Boa Forma, na musculação, no body pump e nos exercícios funcionais, que usam bolas e elásticos no lugar de pesos e caneleiras.

Também não devemos esquecer das atividades aeróbicas para melhorar o condicionamento físico e acelerar a perda de peso. A revista faz ainda um alerta, que sempre é bom ressaltar: derrapar na alimentação pode pôr todos os resultados da ginástica a perder.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Voltando a ser criança

Pois é, a mania de colar figurinhas da Copa do Mundo da África do Sul também me pegou. Inicialmente, ganhei o álbum e pensei que meu marido fosse colecionar junto com o meu filho de 4 anos. O maridão disse que nosso filhote é muito pequeno para colecionar, então deixei para lá. Depois, ele voltou atrás e afirmou que seria bom preenchermos o álbum com o filhote, para ele não ficar de fora das conversas sobre o assunto na escola. Eu pensei que meu marido fosse fazer isso, mas como ele não tomou a iniciativa, lá foi a mamãe atrás das figurinhas.

Comecei e não vou parar enquanto não terminar o álbum. Meu filhinho cola algumas figurinhas do jeito dele, meio tortinhas, mas acho ótimo que ele participe. Também estou promovendo a maior troca de figurinhas repetidas com meus colegas no trabalho. Com o álbum, voltei a ser criança. Mesmo não sendo fanática por futebol nem conhecendo 90% dos jogadores está sendo ótimo colecionar as figurinhas.

terça-feira, 11 de maio de 2010

A cabeça e o sexo

A falta de desejo sexual atinge 26% das brasileiras, sendo que em 97% dessas mulheres as causas são psicológicas, segundo reportagem do UOL publicada ontem. Conforme o texto, mesmo que os hormônios estejam no pico, a mulher pode não sentir vontade de fazer sexo por problemas psicológicos. Ou seja, muitas vezes, o motivo está na cabeça.

Alguns dos fatores psicológicos que contribuem para a falta de libido das mulheres são, de acordo com a reportagem:

- Muitas mulheres não aceitam o próprio corpo porque não está dentro dos padrões de beleza estabelecidos pela sociedade;

- O ambiente em que a mulher foi educada pode atrapalhar sua sexualidade, dependendo de como o sexo foi apresentado para ela;

- Falta de conhecimento do próprio corpo;

- Brigas constantes e falta de respeito entre o casal podem acabar com o desejo sexual;

- O desemprego, que pode causar problemas financeiros e preocupações que atrapalham a vida sexual;.

- Com excesso de trabalho, trânsito, tarefas domésticas e filhos, muitas vezes, não sobra tempo nem disposição para prestar atenção no corpo e nos desejos.

Especialistas aconselham procurar ajuda médica, investigar as causas da falta de desejo sexual e se tratar.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

A melhor década

Gostei muito da entrevista feita pela revista Claudia com o ator Matt Damon, que está na edição deste mês. Perto de completar 40 anos, bem-sucedido profissionalmente e, aparentemente, na vida pessoal, ele deu declarações bem legais sobre essa nova fase da vida. Ele contou à revista que, certa vez, o ator Morgan Freeman lhe disse sobre a aproximação dos 40 anos: "Não se preocupe, pois esta é a melhor década".

Damon disse concordar com Freeman. "Não lido mais com questões de quando tinha 20 anos, as dúvidas sobre trabalho e família", afirmou Damon. O ator disse ainda que trabalhar com Freeman e outro gênio, Clint Eastwood, foi sensacional. "Eles me dão motivo para pensar que as coisas não precisam, necessariamente, diminuir de intensidade com o avanço dos anos."

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Para nutricionista, dietas da moda são ineficazes

Ontem eu comentei sobre a dieta da comida de bebê, que teria levado a atriz Jennifer Aniston a perder 3 quilos. Pois encontrei no UOL um artigo da nutricionista Glaucia Figueiredo Braggion sobre a ineficácia das chamadas dietas da moda.

Segundo Glaucia, o termo dietas da moda é "normalmente utilizado para descrever recursos e modificações dietéticas utilizadas com o objetivo principal de perda de peso corporal (emagrecimento rápido) e que geralmente são muito difundidos na população, especialmente entre mulheres".

A nutricionista explica ainda que a origem dessas dietas, em sua maioria, é desconhecida e não apresenta fundamento técnico ou científico. "Por outro lado, a promessa de resultados rápidos faz que os usuários nem sequer se preocupem com esse fato", afirma.

"Infelizmente, até hoje essas dietas não apresentaram resultados eficazes e duradouros. Quando 'funcionam', em geral seu efeito é apenas em curto prazo e elas ainda provocam, com a perda de peso, a degradação da condição de saúde", escreve Glaucia, que cita como exemplos a Dieta do Dr. Atkins, à base de proteínas, e o regime da lua, em que se ingerem apenas líquidos.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Essa é boa: conheça a “dieta da comida de bebê”

Inventam tanta dieta que a gente perde a conta: da lua, do abacaxi, do limão, líquida... Agora a novidade é a dieta da comida de bebê, adotada pela bela atriz Jennifer Aniston, de 41 anos. Segundo o site Huffington Post, Jennifer já perdeu três quilos se alimentando com comida industrializada de bebês.

A dieta, criada por Tracy Anderson, personal trainer de celebridades, permite o consumo de até 14 porções de comida de bebê por dia, mais um jantar “adulto”.

A atriz Gwyneth Paltrow e a cantora Madonna também teriam seguido a dieta "baby food". Deve ser difícil comer papinha de nenê o dia todo.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Produtos e serviços sofrem queda de qualidade geral

Outro dia comentávamos entre colegas a sensível queda da qualidade de produtos e serviços nos últimos tempos. E é verdade, tanto que nunca se viram tantos recalls como agora, sendo o mais rumoroso o que envolve os carros da Toyota. Coincidentemente, o assunto foi manchete do jornal Brasil Econômico de ontem.

Além de produtos defeituosos, percebo uma piora generalizada nos serviços, como o SACs. Até o atendimento ao consumidor que eu elogiava há alguns anos caiu vertiginosamente de qualidade. E varejistas que eu acreditava que se preocupavam com a imagem estão dando um banho de mau atendimento e desrespeito ao consumidor.

Recorrer à Justiça e ao Procon pode resolver esses problemas pontualmente, mas o fato é que, para isso, temos de ter disposição e tempo disponível. E, nos dias de hoje, tudo o que não queremos é gastar nosso precioso tempo em algo que poderia ser evitado. Estamos de mãos atadas. E agora, aonde isso vai parar????

terça-feira, 4 de maio de 2010

Hipertensão avança entre os brasileiros

O Ministério da Saúde apresentou, na semana passada, dados que mostram o avanço da hipertensão no país: a proporção de brasileiros com hipertensão subiu de 21,5%, em 2006, para 24,4% no ano passado. O aumento do número de hipertensos ocorreu em todas as faixas etárias, mas os idosos são os mais atingidos: 63,2% têm o problema. Dos 35 anos aos 44 anos, a taxa é de 20,9% e dos 45 aos 54 anos, 34,5%.

O estudo mostra que a proporção de hipertensos é maior entre as mulheres --27,2% contra 21,2% entre os homens. Se não for tratada, a hipertensão - causada pelo aumento na contração das paredes das artérias para fazer o sangue circular - pode provocar acidente vascular cerebral (AVC) e infarto.

Especialistas dizem que a hipertensão é uma doença silenciosa, pois muitas pessoas não percebem os sintomas e demoram a descobrir que têm hipertensão. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, conseguiu chamar a atenção para o problema ao sugerir que as pessoas façam sexo para prevenir a doença. "Dancem, façam sexo, mantenham o peso, façam atividades físicas e, principalmente, meçam a pressão arterial", afirmou. Reduzir o sal e manter uma alimentação saudável também ajudam.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Pessoas com depressão comem mais chocolate, diz estudo

Pessoas com depressão consomem mais chocolate. É o que revela um estudo realizado por pesquisadores da Universidade da Califórnia. Reportagem sobre o assunto foi publicada na última semana pelo portal UOL.

Os cientistas examinaram a relação entre o consumo de chocolate e o humor de quase mil adultos que não tomavam antidepressivos e não sofriam de nenhuma doença cardiovascular nem diabetes. Segundo o UOL, as pessoas pesquisadas foram consultadas sobre as quantidades de chocolate consumidas em uma semana. O grau de depressão foi classificado por meio de uma escala.

Os autores do estudo concluíram que homens e mulheres com o resultado mais alto, ou seja, os mais depressivos, consumiram por mês cerca de 12 porções de chocolate (cada porção equivale a 28 gramas). No mesmo período, as pessoas sem nenhum sintoma depressivo comeram 5 porções. As pessoas medianamente depressivas consumiram oito porções por mês.

De acordo com os especialistas, o humor depressivo foi significativamente relacionado a um maior consumo de chocolate. Uma das hipóteses é que a depressão estimula o desejo pelo doce e que as pessoas comem chocolate como uma espécie de autotratamento, confirmando estudos que sugerem que o produto melhora o humor.