terça-feira, 29 de junho de 2010

Beleza em cápsulas

Já ouviu falar nos nutricosméticos? Pois parece que esses produtos chegaram para ficar, conforme esta reportagem da Folha Equilíbrio. Os nutricosméticos são cosméticos em cápsulas, que você toma via oral e que reúnem nutrientes e efeitos estéticos. Eu mesma tomo um deles, por recomendação da minha dermatologista. O produto promete dar firmeza à pele, por conter colágeno, entre outras substâncias.

Segundo a reportagem da Folha, o mercado europeu de nutricosméticos movimenta 3 bilhões de euros, e, no mundo, são consumidas 1,5 milhão de unidades. Porém, segundo especialistas, pesquisas sugerem que algumas substâncias contidas nestes produtos são eficazes na prevenção do envelhecimento, mas os efeitos na pele ainda ao estão confirmados. Serão necessárias mais pesquisas para comprovar os efeitos desses cosméticos via oral, mas as perspectivas são positivas.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Um motivo a mais para curtir a Copa do Mundo

Gente, eu já comentei aqui sobre a delícia que foi colecionar junto com meu filho as figurinhas da Copa do Mundo da África. Foi emocionante completar o álbum! Como já disse, voltei a ser criança!

Agora que começou a Copa, estou curtindo mais do que nunca acompanhar os jogos e claro, a seleção brasileira. É a primeira Copa que meu filhote acompanha - no mundial anterior, ele tinha apenas dois meses. E ele está acompanhando para valer, com o maior interesse!

Acho que o fascínio da Copa, das Olimpíadas e outras competições esportivas está na capacidade de unir as pessoas. Todos juntos, com um mesmo objetivo: torcer e, se possível, vencer.

Amanhã tem mais jogo do Brasil. Sorte que estarei de folga e poderei assistir novamente junto com o meu filhão. Muito bom!

terça-feira, 22 de junho de 2010

Incrível: casa estressa mais que trabalho

Esta notícia veiculada no UOL me deixou pasma: as pessoas ficam mais estressadas dentro de casa do que no trabalho, segundo um estudo realizado com cerca de 100 mil pessoas que participaram de um mutirão do coração, promovido pela Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo em 2009, em parceria com a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo.

Cerca de 23% dos entrevistados afirmaram ter sofrido estresse intenso ou exagerado no lar por causa de problemas com o cônjuge, filhos e até animais de estimação, diz o texto do UOL. O estresse intenso ou exagerado no ambiente de trabalho foi citado por 15%.

Curiosa esta notícia. E pensar que o lar é, na teoria, o melhor lugar do mundo...

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Massagem é tudo

Ahhh... Quem não curte uma massagem? Eu simplesmente adoro, e todos os tipos: clássica, ayurvédica, linfática, shiatsu, reflexologia... Acho que não tem nada melhor para relaxar. Quando eu fazia drenagem linfática religiosamente toda semana, nem inchava durante a TPM. Claro que as coisas mudam e não dá mais para eu fazer essas massagens maravilhosas com frequência. Mas quando dá tento fazer um shiatsu.

Para mim, a ida ao cabeleireiro e à manicure tem quase o efeito de uma massagem. Nessas horas, consigo esquecer um pouco os problemas e minha mente viaja... Ginástica também tem esse poder. Mas a massagem é imbatível!

terça-feira, 15 de junho de 2010

Receita de imunidade: ter amigos

A revista Claudia deste mês traz uma reportagem sobre as melhores estratégias para reforçar a nossa imunidade e combater vírus, bactérias, parasitas e células defeituosas. Essa matéria vem bem a calhar, pois na última semana fiquei derrubada por uma gripe - agravada por uma sinusite tenebrosa.

Entre as dicas da revista, estão: caprichar nas proteínas, priorizar o sono, evitar toxinas (cigarro, poluição e alimentos com pesticidas), tomar probióticos e ter amigos. Neste último quesito, a reportagem cita um estudo americano, segundo o qual a solidão e a falta de apoio pioram a resposta imunológica.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Soluções não tão práticas, mas eficientes

Tem algumas coisas que a gente tem de fazer em nome da beleza, do bem-estar e do bolso. Como, por exemplo, retirar a maquiagem antes de dormir. Outro problema que enfrento é que o pé direito dos meus sapatos acaba estragando mais rápido na parte de trás. Isso porque, talvez porque eu pise errado, fico com o pé no acelerador de forma que o sapato fica roçando no tapete. Não tem jeito, já tentei, mas não consigo dirigir de outro jeito. A solução foi uma amiga minha que apontou: ou dirige descalça ou usa uma sandalhinha baixa para proteger o pé. Adotei a sugestão e agora deixo a tal sandália no carro. Coloco-a para dirigir e, quando chego nos lugares, coloco o sapato de volta. Não é tão prático, mas resolve a questão de não estragar um pé do calçado antes da hora.

terça-feira, 8 de junho de 2010

Um dia sem pôr a mão na carteira

Gente, é incrível a dificuldade de passar um único dia sem abrir a carteira para comprar alguma coisa. Mesmo que seja para tomar um cafezinho ou beber água, a gente sempre acaba gastando algum dinheiro. Isso é péssimo para a nossa disciplina financeira. Quando menos esperamos, já bagunçamos todo o nosso orçamento e acabamos gastando mais do que podemos. O que fazer? Sei que é difícil, mas acho que tem que ser que nem dieta: assim como economizamos calorias, também devemos economizar dinheiro, evitando usá-lo o maior tempo possível. Isso inclui compras em cartões de débito e crédito e cheques. Um desafio e tanto, não é mesmo?

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Mudança de hábito

Ah, como é difícil mudar certos hábitos, mesmo sabendo que eles não nos fazem bem. Por exemplo, sinto-me muito mais disposta (e mais leve) comendo menos carboidratos, mas insisto em comê-los porque gosto bastante de pão, massa etc. Derivados do leite, que eu deveria evitar, então, não paro de consumir.

Por outro lado, a gente muda de hábito e às vezes nem percebe... Eu fiquei anos tomando chá verde diariamente, e agora simplesmente não tomo o chá de jeito nenhum. Nem sei como isso aconteceu. E a linhaça batida com mamão e melão que eu tomava todos os dias ao acordar? Também fiquei um tempão fazendo isso e de repente... parei. Engraçado isso, não?

terça-feira, 1 de junho de 2010

Paulistanos dormem menos, conclui pesquisa

Os paulistanos dormem quase meia hora a menos do que há 20 anos, segundo pesquisa realizada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Reportagem sobre o assunto foi publicada pelo jornal Folha de S.Paulo. Conforme o estudo, o tempo médio na cama, atualmente, é de 7 horas e meia em dias úteis e de 8 horas e maia aos domingos. Uma das conclusões é de que as pessoas têm mais dificuldade em pegar no sono e em mantê-lo. Muitas reclamam de despertar precoce. De acordo com os pesquisadores, não é possível recuperar uma noite perdida, mas dormir mais no fim de semana ajuda a compensar, em parte, o déficit. Foram ouvidos mil voluntários com idades entre 20 e 80 anos nos anos de 1987, 1995 e 2007.

Vou contar minha experiência pessoal: fiquei anos trabalhando durante a madrugada, sacrificando o meu sono, dormindo durante o dia na hora em que era possível. Acho que dá para trocar o dia pela noite por um tempo, mas para o resto da vida não dá. Agora tenho um horário “normal” e durmo muitíssimo bem à noite. Até demais! Tenho dormido cerca de 8horas e meia. Só acho ruim porque acabo deixando de fazer algumas coisas por conta disso. O dia ficou mais curto!