quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Para mudar o corpo em 16 semanas

Realizar uma mudança em seu corpo em 16 semanas. Esta é a proposta do recém-lançado livro "A vida começa aos 40", escrito pelo professor de educação física José Alexandre Filho e pela jornalista Deborah Bresser e publicado pela editora Leya.

O livro traz a transformação de um homem, de prenome Daniel, em detalhes. Daniel perdeu 11 quilos de gordura e ganhou seis quilos de massa muscular, por meio de um programa de exercícios físicos e alimentação equilibrada. Acho que vale a pena conferir.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Ai, meu buço!!! 2

Falanço sobre a depilação malsucedida do meu buço (ver post anterior), eu já tinha um trauma referente a esta parte do rosto. Até já havia comentado isso aqui, há alguns meses. Há três anos, apareceu uma mancha bem escura no local do "bigode". Corri para a dermatologista, que disse ser um melasma.

O problema surgiu quando meu filho tinha oito meses, então minha suspeita é que a gravidez tenha "disparado" um mecanismo que provocou o melasma. A exposição ao sol também desencadeia esse processo.

Após utilizar produtos para clarear a pele - que funcionaram, graças aos céus -, procuro proteger ao máximo a pele do rosto. Uso sempre protetor solar e, na praia, não deixo de usar chapéu.

Agora espero que o meu buço não dê mais dor de cabeça tão cedo. Beijos e bom fim de semana!

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Ai, meu buço!!!

Há pouco mais de duas semanas aconteceu uma "minitragédia" comigo numa sessão de depilação. Fui depilar a axila, mas a depiladora sugeriu que eu depilasse o buço também. Eu argumentei que nunca tinha feito depilação no buço, mas ela foi tão rápida que nem deu tempo de pensar. Ao mesmo tempo, pensei, ela é profissional e vai dar tudo certo. Puro engano...

Na hora ardeu para caramba, mas pensei que fosse assim mesmo. Ao chegar em casa, notei que a pele estava vermelha, logo abaixo do nariz. Continuava ardendo. Coloquei Bepantol para aliviar a dor, mas não foi suficiente. À noite, nem consegui dormir, tamanho o ardor e a coceira no local. Conclusão: a "profissional" havia arrancado minha pele!

Por que isso ocorreu? Simples, ela não teve cuidado algum, fez na pressa sem se preocupar com a cliente. Um verdadeiro absurdo. Reclamei com a dona do salão, que, além de pedir desculpas, proibiu a funcionária de fazer depilação. Agora ela só pode fazer serviços de manicure.

Duas semanas depois, e seguindo as recomendações da minha dermatologista, o buço já está melhor. Formou uma casquinha na pele, que saiu quatro dias depois. Ainda há uma mancha no local, mas a cada dia está mais suave. Para prevenir que a pele fique marcada, estou caprichando no filtro solar.

Eu sei que essas coisas acontecem, mas um pouco mais de perícia e cuidado não faz mal a ninguém...

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Uau: mulheres atingem auge sexual aos 40, diz pesquisa

Uma pesquisa publicada pela revista inglesa Top Sante com 2 mil mulheres revela que aquelas que têm mais de 40 anos estão no melhor momento sexual de suas vidas. Conforme o site do jornal O Globo, mais de 80% consideram-se mais aventureiras com o parceiro do que aos 20 anos e cerca de 60% garantiram estar mais assertivas.

Outro dado do levantamento é que um quarto das entrevistadas disseram ter tido um caso fora do casamento. E apenas 7% das mulheres na faixa dos 40 disseram simular prazer.

Segundo os pesquisadores, aos 40 a mulher atinge sua confiança sexual, sabe o que quer na cama e não tem medo de pedir ao parceiro para realizar suas vontades.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

O horário também faz diferença na alimentação

Você também já parou para pensar que o horário em que nos alimentamos influi muito em nosso corpo, assim como no caso dos medicamentos? Tanto que a máxima "tomar café da manhã como um rei (ou rainha), almoçar como um príncipe e jantar como um plebeu" é bem verdadeira.

Se comemos muito pouco - ou nada - no café da manhã, acabamos compensando no almoço e no jantar, o que nos faz ingerir mais calorias do que devemos. Sem falar que, pela manhã, conforme vários estudos, nosso metabolismo está mais acelerado, gastando mais energia, e vai diminuindo o ritmo até a noite.

Além de tudo, comer muito perto da hora de dormir nos faz sentir pesados e prejudica a qualidade do sono. E uma coisa eu já comprovei, com base em minha experiência pessoal: comer pouquíssimo carboidrato à noite ajuda, e muito, acordar com aquela barriguinha lisinha que tanto almejamos.

Duro é seguir essas recomendações à risca. O ideal mesmo é deixar para comer aquela pizza à noite de vez em quando e ir de sopinha e saladinha no dia-a-dia. Beijos e bom fim de semana!

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Já ouviu falar em cronofarmacologia?

Nunca havia me passado pela cabeça que havia uma ciência que relaciona os efeitos dos medicamentos de acordo com o horário. Trata-se da cronofarmacologia. O assunto foi debatido no XVI Congresso Paulista de Farmacêuticos.

De acordo com reportagem publicada recentemente no UOL , a hora em que se toma o remédio pode fazer muita diferença, e a cronofarmacologia busca descobrir em que horários há liberação de neurotransmissores e hormônios, além de outras alterações no organismo, para que os remédios sejam usados com maior eficiência.

"Nos EUA, a cronofarmacologia já é bastante difundida e existem mais de 100 medicamentos que seguem seus princípios, mas no Brasil os estudos ainda estão no início", diz a reportagem.