quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Já ouviu falar no método Feldenkrais?

Existe um método que estimula a autoconsciência e formas mais prazerosas e eficazes de fazer atividade física; chama-se Feldenkrais. É o que traz reportagem da Folha Equilíbrio desta terça-feira. Conforme o texto, a lógica do método é usar melhor o corpo mudando a cabeça.

"Seu criador, o israelense Moshe Feldenkrais (1904-1984) afirmava que não queria gerar corpos flexíveis, mas mentes flexíveis. Padrões, limites e intenções associados à forma de lidar com o corpo podem ser percebidos e transformados", diz a reportagem. "As sequências de movimentos do método podem ser aplicadas tanto na reabilitação motora quanto na melhora de desempenho de um atleta. Feldenkrais dizia que seu objetivo era 'tornar o impossível possível, o possível, fácil e o fácil, elegante', acrescenta a Folha Equilíbrio.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Série da CBN aborda qualidade de vida após os 40

Desde o último dia 3 de janeiro, a Rádio CBN apresenta uma série de reportagens especiais intitulada "Viver bem depois dos 40", que aborda temas de interesse para essa faixa etária, como prevenção contra o câncer de próstata, saúde dos olhos, hipertensão, aposentadoria e até futuro financeiro.

Como se vê, as pessoas passam cada vez mais a focar a qualidade de vida, especialmente após a chegada à chamada "maturidade". A série da CBN, a cargo da jornalista Petria Chaves, é mais uma ótima iniciativa nesse sentido.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Doce recompensa

Há coisas das quais a gente não consegue abrir mão. Algumas delas são saborear comidas gostosas - geralmente calóricas. Eu, por exemplo, sou apaixonada por um bolo de nozes com damasco de uma grande rede de docerias que só é vendido na época do Natal. Acho que o fato de o produto só ser vendido no fim do ano o torna ainda mais especial.

Como eu sabia que só teria mais deste bolo no fim deste ano, no último sábado fui até uma loja da doceria para ver se ainda havia o produto por lá. Tinha sim, só um bolo no finalzinho. Peguei um pedaço (pequeno, para não me sentir tão culpada) e o deliciei bem devagar, sentindo seu gosto maravilhoso. Depois, completei com uma xícara de café expresso.

Detalhe: encomendei este mesmo bolo para a ceia de Natal. Calma, não comi ele inteiro, não. Dividi com a família toda. Agora, só comerei esta delícia novamente em dezembro deste ano. Enquanto isso, fico esperando dezembro chegar, ai, ai...

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Cérebro sabota promessas de Ano Novo, diz reportagem

Reportagem publicada pela Folha.com no último dia 7 diz que o nosso cérebro boicota nossas tentativas de cumprir as promessas feitas para o Ano Novo. Segundo especialistas ouvidos pela publicação, a culpa é da dopamina, neurotransmissor relacionado à sensação de bem-estar no cérebro. Conforme o texto, a presença desse hormônio que é liberado quando sentimos prazer, o que é imediato, atrapalha os planos de longo prazo, aqueles cujo resultado virá só depois de certo sacrifício.

A solução, indicam os profissionais, é não radicalizar: não cortar o doce de vez no caso de quem quer emagrecer, por exemplo. O ideal é reduzir as porções, evitar exageros. Eu acho que quando você reduz o consumo de algo que você gosta muito o alimento fica ainda mais gostoso. E tem sabor de recompensa. É difícil, mas sempre temos que tentar.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Ainda sobre o tempo

A gente tem tanta atividade para fazer diariamente que falta tempo para descansar. Para mim, descansar de verdade é esquecer todos os compromissos e não fazer absolutamente nada que exija muito esforço.

Ficar largada no sofá, de pijama, vendo um filme ou lendo um livro, ou dormindo o dia todos são alguns dos meus recentes sonhos de consumo. Também incluo nesses desejos ficar na praia o dia todo olhando para o mar.

O problema é que (quase) nunca dá para fazer isso e muitas vezes já começo a segunda-feira cansada. Acredito que isso também deva acontecer com você, caro (a) leitor (a). Coisas da vida moderna.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Como organizar melhor o tempo

Em reportagem recente, a Folha Equilíbrio traz sugestões para que tenhamos mais tempo em 2011 para realizar tudo o que gostaríamos. Algumas dessas dicas são:

1 - Programar ações e determinar prazos, de acordo com seus objetivos, como ocorre numa empresa;

2 - Parar de pensar nas coisas que não conseguiu fazer ou terminar. Anote o que ainda precisa ser feito em um caderno, uma pasta no computador ou mesmo o celular;

3 - Organize suas anotações em listas diferentes: a das coisas que obrigatoriamente têm que ser feitas no dia, a das que terão que ser resolvidas em próximas ações, as que exigem uma série de atividades feitas em um período mais longo.

Eu não tenho o hábito de anotar na agenda tudo o que precisa fazer feito, mas tento pelo menos anotar consultas e exames médicos e outras atividades com hora marcada.