terça-feira, 1 de junho de 2010

Paulistanos dormem menos, conclui pesquisa

Os paulistanos dormem quase meia hora a menos do que há 20 anos, segundo pesquisa realizada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Reportagem sobre o assunto foi publicada pelo jornal Folha de S.Paulo. Conforme o estudo, o tempo médio na cama, atualmente, é de 7 horas e meia em dias úteis e de 8 horas e maia aos domingos. Uma das conclusões é de que as pessoas têm mais dificuldade em pegar no sono e em mantê-lo. Muitas reclamam de despertar precoce. De acordo com os pesquisadores, não é possível recuperar uma noite perdida, mas dormir mais no fim de semana ajuda a compensar, em parte, o déficit. Foram ouvidos mil voluntários com idades entre 20 e 80 anos nos anos de 1987, 1995 e 2007.

Vou contar minha experiência pessoal: fiquei anos trabalhando durante a madrugada, sacrificando o meu sono, dormindo durante o dia na hora em que era possível. Acho que dá para trocar o dia pela noite por um tempo, mas para o resto da vida não dá. Agora tenho um horário “normal” e durmo muitíssimo bem à noite. Até demais! Tenho dormido cerca de 8horas e meia. Só acho ruim porque acabo deixando de fazer algumas coisas por conta disso. O dia ficou mais curto!

Nenhum comentário: