terça-feira, 30 de março de 2010

Comer alimentos calóricos em excesso vicia como cocaína, indica pesquisa

O site da BBC Brasil traz uma notícia muito curiosa: uma pesquisa publicada pelo jornal "Nature Neuroscience" afirma que os mecanismos do corpo que provocam vício em drogas são os mesmos que geram a compulsão por alimentos calóricos.

O estudo, realizado pelo Scripps Research Institute, da Flórida (EUA), com camundongos, revela que as partes do cérebro que lidam com o prazer deterioram-se gradualmente na medida em que o consumo vai aumentando. "Essas regiões do cérebro vão respondendo cada vez menos aos estímulos, o que fez com que os camundongos comessem cada vez mais, tornando-se obesos", explica a reportagem da BBC. A experiência foi feita com alimentos como bacon, salsicha e cheesecake. O mesmo teste foi realizado com heroína e cocaína, e os ratos responderam da mesma maneira.

A explicação para esta reação seria que, quando há excesso no consumo de drogas como cocaína, por exemplo, o cérebro é "inundado" com dopamina, aumentando a sensação de prazer. Um processo semelhante acontece com dietas gordurosas. Com o tempo, porém, o cérebro recebe menos dopamina, causando a dependência.

Nenhum comentário: