quinta-feira, 25 de março de 2010

Reconhecer diferenças entre os sexos faz a mulher mais feliz, segundo psicóloga

O jornal "Folha de S.Paulo" publicou entrevista com a psicóloga canadense Susan Pinker, autora do livro "O Paradoxo Sexual", no qual ela defende que salários de homens costumam ser maiores que os das mulheres não por discriminação no mercado, mas porque eles priorizam mais isso. "Não se trata apenas de cuidar dos filhos, mas também de ter uma vida mais equilibrada. Para as mulheres, a vida não é apenas trabalho, salário e promoções, ao contrário do que pensam muitos homens, que acham que tudo isso vale a pena quando compram um novo carro. Incomoda a muitos deles pensar que outras pessoas estão ganhando mais dinheiro, que moram em um lugar mais legal. São mais competitivos, gostam mais de assumir riscos. Não todos, mas eu diria que 75% dos homens são assim", disse Susan à "Folha".

Sobre a resistência de muitas pessoas à ideia de que as diferenças entre os gêneros não são apenas socialmente construídas, a psicóloga afirmou que "as mulheres foram discriminadas por tanto tempo que as pessoas têm uma aversão à ideia de que existe uma diferença natural, biológica. Acham que falar sobre diferenças é voltar a pensar como antigamente, quando, na verdade, não tem nada a ver com discriminação. É bobo ignorar as evidências científicas porque você tem medo do que elas vão dizer".

De acordo com Susan, "o que acontece de bom quando as mulheres aceitam que existem diferenças biológicas naturais é que elas se sentem muito menos isoladas com seus sentimentos. Se ignoramos as diferenças, estamos forçando mulheres a assumir cargos e trabalhos nos quais boa parte delas não serão felizes, talvez como executivas ou engenheiras".

Nenhum comentário: