quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

É normal ficar triste no fim do ano, diz psicoterapeuta

Em artigo, o psicoterapeuta Alessandro Vianna toca num assunto que vem à tona nesta época do ano: as tristezas das festas de Natal e Ano Novo. Conforme Vianna, algumas pessoas enfrentam momentos de depressão assim que percebem os primeiros enfeites natalinos nas ruas. “Algumas relembram entes queridos que estiveram com elas no ano passado e não estão mais aqui, outras pensam em gente presente em Natais mais distantes e que também se foram”, escreve Vianna. “Há ainda aquelas que rememoram alegres Natais passados que hoje não têm mais ou, ao contrário, Natais tristes que gostariam de esquecer”, acrescenta.

Segundo o especialista, as pessoas também se entristecem porque não conseguiram o que prometeram a si próprios no ano que termina, os que sofreram muito este ano, entre outros. Mas o psicoterapeuta nos traz uma boa notícia: “Estar um pouco triste de vez em quando é normal, faz parte da natureza humana. Ainda mais em datas marcantes, que nos mostram que mais um ano já passou e nos cobram atitudes e reações para as quais nem sempre estamos preparados”, afirma. “Mas não devemos deixar essas tristezas anularem o que as Festas têm de bom, como a confraternização, os reencontros, as vitórias conquistadas e, afinal, mais um ano de vida”, acrescenta.

Eu fico um pouco triste, mas só um pouquinho, quando um ano termina, ainda mais se foi um ano bom, produtivo e com muitas realizações. O passar do tempo é implacável, e todos gostaríamos de viver para sempre. Mas fico feliz com a oportunidade de ter a família reunida, o que normalmente acontece no Natal e no Ano Novo. E a esperança de que sempre dias melhores virão me mantém em pé.

Nenhum comentário: