quinta-feira, 15 de abril de 2010

Carboidratos com alto índice glicêmico poderiam duplicar risco de doenças cardíacas em mulheres

Mulheres que comem alimentos ricos em carboidratos com altos níveis glicêmicos - como pães, pizzas e arroz - podem até duplicar seu risco de doenças cardíacas, de acordo com um estudo realizado na Itália, diz reportagem da BBC Brasil.

A pesquisa, coordenada pela pesquisadora Sabina Sieri, da Fondazione IRCCS Istituto Nazionale dei Tumori, em Milão, analisou mais de 15 mil homens e 32 mil mulheres ao longo de quase oito anos. Após esse período, segundo a BBC Brasil, 463 participantes haviam desenvolvido algum tipo de doença coronária.

Em artigo na revista científica Archives of Internal Medicine, os pesquisadores concluíram que as mulheres que consumiram mais alimentos com altos índices glicêmicos (que elevam rapidamente os níveis de açúcar no sangue) haviam desenvolvido um risco de doenças do coração equivalente ao dobro do risco de mulheres que consumiram carboidratos com baixo índice glicêmico, como massas.

Segundo os cientistas, são necessárias novas pesquisas para entender por que os carboidratos com altos índices glicêmicos estão ligados ao risco de doenças cardíacas, e por que este risco se aplica somente às mulheres.

Nenhum comentário: