quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Aos 40 anos, a mulher só tem 3% da reserva de óvulos

Em 95% das mulheres, aos 30 anos apenas 12% dos óvulos ainda está presente, e aos 40 anos, resta apenas 3% desta reserva. É o que concluíram pesquisadores das Universidades de St. Andrews e de Edimburgo, na Escócia. É a primeia vez que um estudo conseguiu avaliar o declínio da reserva dos ovários - número em potencial de óvulos com que uma mulher nasce e que pode produzir até a menopausa, por volta dos 50 anos.

A pesquisa, divulgada na publicação científica "Public Library of Science One", confirma a teoria de que as mulheres nascem com um número fixo de óvulos, que vai diminuindo com a idade. "Os modelos anteriores analisaram o declínio na reserva dos ovários, mas não analisaram a dinâmica desta reserva a partir da concepção", afirmou um dos pesquisadores, Tom Kelsey, da Escola de Ciências de Computação da Universidade de St. Andrews, em reportagem da BBC Brasil.

Foram avaliadas 325 mulheres na Grã-Bretanha, Estados Unidos e Europa. Segundo os pesquisadores, pode existir uma enorme diferença na quantidade de óvulos produzida por cada mulher. Algumas mulheres apresentam mais de dois milhões de óvulos em suas reservas enquanto outras têm apenas 35 mil óvulos. E a maioria das mulheres que atingem a menopausa por volta dos 50 anos apresenta uma reserva de 295 mil óvulos em cada ovário quando nascem.

Para os pesquisadores, o estudo poderá ajudar a prever quais mulheres passarão mais cedo pela menopausa e quando é necessário congelar óvulos de pacientes que sofrem de câncer no ovário.

Nenhum comentário: