segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

'Junk food' pode levar à depressão na meia idade

Os maus hábitos alimentares dobram o risco de depressão na meia idade, conforme um estudo publicado no "British Journal of Psychiatry", assunto de uma reportagem da seção de saúde do jornal "Folha de S.Paulo" do último dia 22. A pesquisa foi realizada pelo Departamento de Epidemiologia e Saúde Pública da University College, em Londres, e pelo Instituto Nacional de Saúde e Pesquisa Médica de Montpellier, na França.

Os pesquisadores acompanharam cerca de 3.500 pessoas por cinco anos, no Reino Unido. Essas pessoas, com média de 55 anos de idade, foram divididas em dois grupos: alimentação integral (alto consumo de vegetais, frutas e peixe) e industrializada (alto consumo de doces, frituras, carne processada, gorduras trans e saturadas e cereais refinados).

Eliminados fatores como atividade física, doenças crônicas, tabagismo e depressão preexistente, o grupo com o padrão alimentar baseado em alimentos industrializados apresentou o dobro de chances de desenvolver depressão. A hipótese, segundo os pesquisadores, é de que essa associação se deve ao maior risco de inflamação e doenças do coração, que estão envolvidas na depressão. Trata-se de mais um motivo para procurarmos consumir mais alimentos saudáveis e menos "junk food".

Nenhum comentário: