quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Mamografia só aos 50?

Olhem só esta notícia que saiu esta semana: segundo o United States Preventive Task Force (USPTF), órgão do governo americano, mulheres só devem começar a fazer mamografias para detectar câncer a partir dos 50 anos, e não mais aos 40. Além disso, o USPTF sugere que esses exames não sejam mais anuais, mas a cada dois anos.

De acordo com o órgão, estudos apontam que mamografias na faixa dos 40 anos provocam mais danos que benefícios, porque muitas levam a resultados falso-positivos e, em casos de biópsias, são invasivas, além de causar ansiedade. O USPTF diz que apenas uma morte é prevenida para cada 1.904 entre mulheres de 40 a 49 submetidas ao exame por dez anos. Entre 60 e 69 anos, a prevenção é de 1 para cada 377 exames.

A recomendação do USPTF foi rechaçada por vários médicos, que afirmam que dezenas de milhares de vidas são salvas pela mamografia feita após os 40 anos. "Continuamos recomendando exames anuais para mulheres a partir dos 40 anos. Fazemos esta recomendação depois de analisar todos os dados do USPTF, mas também outros que eles não levaram em conta", divulgou a American Cancer Society.

Mesmo antes dos 40 anos, eu já faço mamografias anualmente por causa do histórico de câncer de mama na família. E o que vocês acham dessa notícia?

Um comentário:

Cantinho da Docynho disse...

Primeiro, parabéns. Um espaço perfeito para assuntos mais do que oportunos.

Segundo, às vezes chego a pensar se não é algum daqueles estudos patrocinados por planos de saúde. Se bem q, se for isso, é um verdadeiro 'tiro no pé', pois a mamografia é muito menos onerosa do q um tratamento oncológico.

Tenho receio de os planos começarem a usar esses estudos como argumentos para 'embarreirar' as autorizações.

Apesar de eu insistir com minha ginecologista, ela ainda não me autorizou fazer a mamografia. Sempre me passou ultra de mama. Mas agora que atingirei a 'idade da loba', não haverão mais argumentos dela e nem consentimentos meus em não fazer a mamografia. Até pq a Mamãe acabou de tirar um câncer da mama agora e está em pleno tratamento.

Amei este espaço! Já está nos favoritos.

Beijão.