terça-feira, 4 de maio de 2010

Hipertensão avança entre os brasileiros

O Ministério da Saúde apresentou, na semana passada, dados que mostram o avanço da hipertensão no país: a proporção de brasileiros com hipertensão subiu de 21,5%, em 2006, para 24,4% no ano passado. O aumento do número de hipertensos ocorreu em todas as faixas etárias, mas os idosos são os mais atingidos: 63,2% têm o problema. Dos 35 anos aos 44 anos, a taxa é de 20,9% e dos 45 aos 54 anos, 34,5%.

O estudo mostra que a proporção de hipertensos é maior entre as mulheres --27,2% contra 21,2% entre os homens. Se não for tratada, a hipertensão - causada pelo aumento na contração das paredes das artérias para fazer o sangue circular - pode provocar acidente vascular cerebral (AVC) e infarto.

Especialistas dizem que a hipertensão é uma doença silenciosa, pois muitas pessoas não percebem os sintomas e demoram a descobrir que têm hipertensão. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, conseguiu chamar a atenção para o problema ao sugerir que as pessoas façam sexo para prevenir a doença. "Dancem, façam sexo, mantenham o peso, façam atividades físicas e, principalmente, meçam a pressão arterial", afirmou. Reduzir o sal e manter uma alimentação saudável também ajudam.

Um comentário:

Unknown disse...

Olá blogueiro!
O número de pessoas com hipertensão no Brasil aumentou de 21,5%, em 2006, para 24,4%, em 2009. A hipertensão é uma doença silenciosa e ataca todas as faixas etárias. Por isso, junte-se à campanha de combate e controle da hipertensão do Ministério da Saúde. Você pode ajudar na conscientização da população por meio do material de campanha que disponibilizamos para download.
Caso se interesse, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br
Obrigado!
Ministério da Saúde