segunda-feira, 3 de maio de 2010

Pessoas com depressão comem mais chocolate, diz estudo

Pessoas com depressão consomem mais chocolate. É o que revela um estudo realizado por pesquisadores da Universidade da Califórnia. Reportagem sobre o assunto foi publicada na última semana pelo portal UOL.

Os cientistas examinaram a relação entre o consumo de chocolate e o humor de quase mil adultos que não tomavam antidepressivos e não sofriam de nenhuma doença cardiovascular nem diabetes. Segundo o UOL, as pessoas pesquisadas foram consultadas sobre as quantidades de chocolate consumidas em uma semana. O grau de depressão foi classificado por meio de uma escala.

Os autores do estudo concluíram que homens e mulheres com o resultado mais alto, ou seja, os mais depressivos, consumiram por mês cerca de 12 porções de chocolate (cada porção equivale a 28 gramas). No mesmo período, as pessoas sem nenhum sintoma depressivo comeram 5 porções. As pessoas medianamente depressivas consumiram oito porções por mês.

De acordo com os especialistas, o humor depressivo foi significativamente relacionado a um maior consumo de chocolate. Uma das hipóteses é que a depressão estimula o desejo pelo doce e que as pessoas comem chocolate como uma espécie de autotratamento, confirmando estudos que sugerem que o produto melhora o humor.

Nenhum comentário: