sexta-feira, 7 de maio de 2010

Para nutricionista, dietas da moda são ineficazes

Ontem eu comentei sobre a dieta da comida de bebê, que teria levado a atriz Jennifer Aniston a perder 3 quilos. Pois encontrei no UOL um artigo da nutricionista Glaucia Figueiredo Braggion sobre a ineficácia das chamadas dietas da moda.

Segundo Glaucia, o termo dietas da moda é "normalmente utilizado para descrever recursos e modificações dietéticas utilizadas com o objetivo principal de perda de peso corporal (emagrecimento rápido) e que geralmente são muito difundidos na população, especialmente entre mulheres".

A nutricionista explica ainda que a origem dessas dietas, em sua maioria, é desconhecida e não apresenta fundamento técnico ou científico. "Por outro lado, a promessa de resultados rápidos faz que os usuários nem sequer se preocupem com esse fato", afirma.

"Infelizmente, até hoje essas dietas não apresentaram resultados eficazes e duradouros. Quando 'funcionam', em geral seu efeito é apenas em curto prazo e elas ainda provocam, com a perda de peso, a degradação da condição de saúde", escreve Glaucia, que cita como exemplos a Dieta do Dr. Atkins, à base de proteínas, e o regime da lua, em que se ingerem apenas líquidos.

Nenhum comentário: