quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Alergia a alimentos pode surgir a qualquer momento

É curioso, mas com a passagem do tempo podemos desenvolver alergias e intolerâncias a determinados alimentos. Eu mesma não tinha problemas com o leite, mas de uns tempos para cá passei a considerá-lo indigesto. Uso o leite com 90% menos lactose, mas mesmo assim ainda acho pesado. Mas é difícil passar sem leite, que sempre tomei a vida inteira.

Alguns especialistas defendem que o leite deve ser consumido apenas na fase de amamentação, pois nenhum mamífero bebe o produto após deixar essa fase, com exceção dos seres humanos. Outros dizem que o leite é a melhor fonte de cálcio, essencial para a saúde dos ossos, e deve ser bebido por gente de todas as idades.

O mesmo problema de intolerância acontece em relação ao glúten. Ele me deixa estufada. Quando corto pão e massas, emagreço rapidinho e a barriga fica chapada. Mas quem consegue viver sem o trigo? Só quem tem doença celíaca não tem alternativa. Até tentei comer pão sem glúten, mas achei horrível.

A maior parte dos especialistas, pelo que eu li, não acredita que o glúten faça mal a quem não tem a doença celíaca. Mas, se eu pudesse cortar leite e pão da minha dieta, garanto que eu seria bem mais magrinha.

Nenhum comentário: