terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Ir ao geriatra, já???

À medida que envelhecemos, cresce a necessidade de procurarmos atendimento médico especializado para uma série de problemas que vão surgindo. Quando somos mais jovens, as consultas de rotina ficam restritas praticamente ao ginecologista (no caso das mulheres) e ao clínico geral durante anos. Quando nos aproximamos ou passamos dos 40, a lista aumenta: cardiologista, endocrinologista, dermatologista...

Mesmo que não apresentemos nenhuma doença aparente, é bom fazermos um check-up, a partir dos 40 anos, com um cardiologista, pelo menos. Porque muitos problemas cardiovasculares podem aparecer ou se tornarem mais sérios nesta altura da vida. Ir ao endocrinologista, por causa de possíveis alterações hormonais, também é bom. No caso dos homens, a ida ao urologista já se faz necessária.

Com o passar dos anos, a lista não para de aumentar. Meu pai, de 66 anos, vai a tantos médicos que fica até perdido: cardiologista, endocrinologista, urologista, reumatologista, gastroenterologista e por aí vai.

Tem gente que, aos 40 anos, já está se consultando com um geriatra, para prevenir futuros problemas na velhice. A grande vantagem é que esse profissional acompanha tudo o que acontece em relação à saúde do paciente. Acho que a consulta a um geriatra já aos 40 é uma questão que deve ser avaliada individualmente, mas deve valer a pena.

Nenhum comentário: