quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Incidência de labirintite é maior em pessoas acima de 40 anos

Esta semana um amigo meu, de 44 anos, teve uma forte crise de labirintite. Foi a segunda vez em pouco tempo. Ele sentiu tontura, enjoos e não conseguia abrir os olhos. Teve de ser levado ao pronto-socorro, onde ficou internado para a realização de uma série de exames. Confesso que nunca soube exatamente o que é essa doença e, depois do que aconteceu com meu amigo, resolvi pesquisar.

Descobri que a labirintite é uma doença caracterizada por uma infecção ou inflamação no labirinto, também conhecido como ouvido interno e que reúne as funções da audição e do equilíbrio. Em entrevista ao dr. Drauzio Varella, o otorrinolaringologista Antonio Douglas Menon explicou que a labirintite incide mais na idade adulta a partir dos 40 ou 50 anos, decorrente de alterações metabólicas e vasculares. Segundo o especialista, níveis aumentados de colesterol, triglicérides e ácido úrico podem acarretar alterações dentro das artérias, que diminuem a quantidade de sangue nas áreas do cérebro e do labirinto.

A labirintite pode também ser reflexo da utilização de alguns antibióticos ou antiinflamatórios, infecções por vírus ou bactérias, excesso de álcool, cafeína, cigarro, estresse, distúrbios psicológicos e até tumores. Ou seja, trata-se de uma doença com inúmeras causas e que também exige um tratamento múltiplo, que passa por mudanças de hábitos, exercícios de reabilitação do equilíbrio e uso de medicamentos antivertiginosos.

Nenhum comentário: