terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Vamos caprichar no protetor solar!

Uma reportagem publicada pelo "Estadão" no último dia 22 traz um alerta: quem passa filtro solar diariamente pode estar menos protegido do que imagina contra o câncer de pele e o envelhecimento precoce. De acordo com um estudo da Faculdade de Medicina da USP, a aplicação de quantidades insuficientes do produto reduz o fator de proteção solar (FPS) a menos da metade.

Os pesquisadores criaram uma equação que estima o real valor do FPS de acordo com a quantidade de filtro solar aplicada. A conclusão é que a queda da proteção é exponencial: se a pessoa passar metade da quantidade recomendada de um protetor solar com FPS 20, por exemplo, o fator real será 7.

Segundo a reportagem, a quantidade de filtro solar recomendada pelos fabricantes por centímetro quadrado do corpo é 2 mg, enquanto pesquisas anteriores mostraram que os usuários aplicam entre 0,4 mg e 1 mg.

Outro erro comum é não reaplicar o filtro solar com frequência durante a exposição solar. Portanto, a ordem é caprichar no protetor. Eu acho que já passava uma quantidade razoável, mas vou reforçá-la. E você?

2 comentários:

Regina disse...

Com certeza temos que usar e reaplicar direto o protetor ... quem já não ouviu ou viu o clipe "Filtro Solar Acredite" com Pedro Bial ...recomendo bjs Regina

Clarissa disse...

Essa notícia realmente me deixou preocupada. Marcas recomendadas por dermatologistas estão na lista. Tenho evitado tomar muito sol quando vou à praia e adotei o protetor solar no lugar do bronzeador há alguns anos. Mas eu gostaria de saber em qual produto podemos confiar, já que pagamos uma verdadeira fortuna por produtos dermatológicos sem saber ao certo se funcionam direito ou não. Beijos, Clarissa.