quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Mulheres subestimam gravidade das doenças cardiovasculares

Brasileiras acima de 40 anos lideram o ranking de mortes por doenças cardiovasculares na América Latina, revela reportagem do caderno "Equilíbrio" do jornal "Folha de S.Paulo" do último dia 26 de novembro. De acordo com o texto de Cláudia Collucci, a taxa de óbitos nessa faixa etária é de 30%. O acidente vascular cerebral (AVC) e o infarto são as principais causas de morte.

Em 1990, a cada grupo de dez infartos, apenas um era de mulher. Atualmente, a proporção é de seis homens infartados para cada mulher. Dados do Ministério da Saúde citados pela reportagem revelam ainda que o número de internações de mulheres por infarto aumentou 46% em dez anos. A taxa de mortalidade por ataque cardíaco chegou a 16,8%.

O grande problema, mostra a reportagem da "Folha", é que as mulheres ainda desconhecem a gravidade do quadro: segundo pesquisa Datafolha, 42% das entrevistadas acham que o câncer provoca mais mortes contra 11% das que apontam as doenças cardíacas como a principal causa de mortalidade. E, apesar de 90% delas conhecerem os fatores de risco, 52% não fazem exercícios físicos, 16% fumam e 13% são obesas.

Esses dados são um grande alerta para nós, mulheres. Sempre é tempo de tentarmos cuidar mais da nossa saúde e evitar doenças tão graves como essas.

Nenhum comentário: